quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Manifesto


GRAFISMO, REABILITAÇÃO e RENOVAÇÃO pela ARTE URBANA
(Graphic Rehabilitation and Renovation through Urban Art )


No sentido de atribuir uma identidade forte e facilmente apreensível, será necessário agrupar as iniciativas sob uma designação comum, que seja apelativa e iconográfica.

A presente proposta foi formulada na óptica do seu valor em termos de mnemónica e de relacionamento com a iniciativa, tendo em vista o publico alvo, e as actividades propostas.

Deste modo, e em conjunto com as restantes iniciativas (desenvolvidas em anexo) poder-se-á ter a seguinte percepção gráfica da proposta:





GALERIA DE ARTE URBANA [ GAU ] - inaugurada no dia 18/10/08

LABORATORIO DE ARTE URBANA [ LAU ] – via VSP, e Lisbon Safari (Rua do Norte 111, Rua das Gaivotas).

FACHADAS DE ARTE URBANA [ FAU ] - projecto CRONO, (iniciativas pampero, reciclar o olhar e go arte urbana)












A GAU projecta-se como um espaço para a execução de iniciativas de Arte Urbana ao ar livre, seja por iniciativa própria ou de uma forma organizada, em colaboração com as entidades protocoladas.

Penso que a principal função deste espaço reside no facto de ser um elemento urbano destacado, espaço dedicado e simbólico da ponte entre autarquia e a comunidade de artistas urbanos, pelo que a intervenção no mesmo será revestida de valores totalmente distintos dos existentes quando as intervenções são desenvolvidas em paredes “anónimas”.

Deste modo, a GAU é essencialmente um espaço de destaque que pode servir autores e iniciativas dentro do contexto da confluência e concordância entre os autores de Arte Urbana, a autarquia e iniciativas de outras associações com propósitos conciliáveis.

Tendo em vista o objectivo da GAU se tornar um espaço onde se procura incentivar e concentrar a participação livre, será necessário tornar mais acessíveis as superfícies existentes ou aumentar o espaço disponível de forma a possibilitar um acesso mais equilibrado.

Será igualmente importante, e já numa primeira fase, a colocação de uma descrição em forma de legenda que sensibilize para o propósito e uso da GAU.

A dinamização da GAU fará sentido ser articulada com o Laboratório de Arte Urbana [ LAU ], (Rua do Norte 111), em termos de calendarização de iniciativas, debates, e partilhas de experiências, práticas e teóricas.








O LAU propõe-se como espaço de centralização do conhecimento relativo às práticas de Arte Urbana, tanto no domínio da sua delimitação como disciplina assim como repositório, local de consulta e encontro.

Na prática, o espaço interior procura celebrar a vibrante cultura urbana do espaço público do Bairro Alto, funcionando como uma extensão deste mesmo.

Através de uma calendarização de actividades (já articuladas em programa preliminar) pretende-se gerar uma dinâmica que a médio/longo prazo consiga estabelecer consensos entre os vários tipos de uso do Bairro Alto a titulo de caso de estudo.

Perspectivando-se assim uma metodologia de trabalho passível de ser aplicada em diversos territórios, quer no âmbito da interdisciplinaridade (relações estas cada vez mais emergentes; street art, design, arquitectura, urbanismo), quer em territórios físicos através do programa Fachadas de Arte Urbana [ FAU ], no qual propõe transportar do LAU as melhores práticas para o espaço público.




Esta é uma proposta que visa aproveitar a dinâmica, a experiência e o conhecimento acumulado no Laboratório de Arte Urbana [ LAU ], gerando uma mais-valia para variados espaços públicos em forma de intervenções pontuais nas fachadas de elementos urbanos devolutos ou em risco (edifícios, muros de suporte…).

O aproveitamento destas superfícies degradadas pertencentes ao património municipal poderá ser (com planeamento, rigor e organização) um processo extremamente vantajoso em termos da afirmação de Lisboa como cidade criativa.

No decurso da proposta de utilização do espaço laboratório [ LAU ] por ciclo de debates e ateliers de trabalho, seria de determinar um ou um conjunto de potenciais locais de aplicação prática de Arte Urbana, devidamente acompanhados e apoiados pelas entidades protocoladas.

Deste modo, o seu funcionamento seria coordenado com base na análise caso a caso da proposta de intervenção, encargos e calendarização, em sintonia tanto com a Galeria [ GAU ] como com o Laboratório [ LAU ].



GRRAU E A VISUAL STREET PERFORMANCE [ VSP ]
VSP visual street performance

A proposta centra-se numa parceria entre a GRRAU e a VSP – Visual Street Performance –, evento de carácter anual cuja edição 2008 se encontra a projectar acontecimentos em vários locais em simultâneo, de forma a dinamizar, numa fase inicial, as iniciativas do Laboratório [ LAU ] .

Ou seja, à semelhança do que já foi desenvolvido para o espaço da ex-Interpress (actual Galeria Graça Brandão) no Bairro Alto, onde a VSP se instalou em 2005 e 2006, procura-se no espaço da Rua do Norte 111 gerar o mesmo tipo de dinâmica.

O evento VSP deste ano, realizar-se-á entre as datas de 27 de Novembro e 18 de Dezembro, sendo que se projecta, após a sua consecução, dar início a novas actividades de ocupação do espaço dentro dos propósitos específicos da GRRAU, convidando outros intervenientes de forma a gerar a dinâmica descrita no programa já enviado.

Em aberto está a possibilidade de fazer o lançamento da iniciativa das Fachadas de Arte Urbana [ FAU ] igualmente através da VSP, sendo que, para tal, se lançaria a iniciativa da melhor forma, gerando o melhor exemplo para acções subsequentes.

4 comentários:

Unknown disse...

Preciso muito do contacto do LAU (R. do Norte, 103) ou da empresa que explora este espaço. Alguém me pode ajudar????

Pedro Soares Neves disse...

Para mais esclarecimentos contactar:
sevenpedro@gmail.com

StiLO*one disse...

boas a tds os writters qe tiveram esta iniciativa de criar uma cena qe permita a evulocao do graffiti como arte! eu ja ha alguns anos qe pinto e tenho ja uns quantos trabalhos feitos tanto para mim como 'encomendas' e gostaria de saber como poderei receber informacoes acerca de concursos e de inscricoes para poder participar e pdr tb aprender com os 'grandes' da tuga.... seder pa me informarem deixem um mail em: fugitivo_a2k@hotmail.com

abraco a todos os artistas de rua qe lutam em prol do graff na tuga

halla

Anónimo disse...

gostei muito desse projeto,gostaria de ter mais assesso ao GRRAU... sou artista de rua...quero muito faser parte desse projeto cultural...atenciosamnte aguardo resposta...obrigado.