quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Terrorismo Poético (talvez um pouco revindicativo demais...)

(de conversa no FB)
A arte baseia-se na vida, porém não como matéria mas como forma. Sendo a arte um produto directo do pensamento, é do pensamento que se serve como matéria; a forma vai buscá-la à vida. A obra de arte é um pensamento tornado vida: um desejo realizado de si-mesmo. Como realizado tem que usar a forma da vida, que é essencialmente a realização; como realizado em si-mesmo tem que tirar de si a matéria em que realiza. (Fernando Pessoa)

Para Tchernichevski e para seu discípulo Dobroliúbov, a principal significação da arte consiste em reproduzir a vida e o ajuizar de seus fenômenos. Os críticos literários e os teóricos da arte não eram os únicos em sustentar essa opinião.

“A arte pela arte é hoje em dia uma idéia tão estranha como a riqueza pela riqueza, a ciência pela ciência etc. Todas as atividades humanas devem servir ao homem se não se quer que sejam vãs e ociosas ocupações; a riqueza existe para ser utilizada pelo homem; a ciência, para ser seu guia; a arte também deve ser de alguma utilidade essencial, e não servir de prazer estéril.” Segundo Tchernichevski, a importância das artes, em especial da mais séria delas, a poesia, reside na massa de conhecimentos que se difundem na sociedade. “As artes, diz ele, ou melhor a poesia (apenas ela, pois as demais artes muito pouco fazem nesse sentido) difundem na massa dos leitores uma quantidade enorme de conhecimentos e – o que é mais importante – faz-lhes conhecer os conceitos elaborados pela ciência. Daí, a formidável importância da poesia para a vida”. A mesma idéia se expressa em sua famosa dissertação – As Relações Estéticas entre a Arte e a Realidade. De acordo com a décima sétima tese, a arte não só reproduz a vida, mas a explica; suas obras tem amiúde “o valor de um juízo sobre os fenômenos da vida”.

A vanguarda é outra coisa diferente ;);) Mas os conceitos são diferentes... em relação a esta coisa do street art graffitti, expressão.. recomendo

Terrorismo Poético

Sem comentários: