sexta-feira, 31 de maio de 2013

fui ouvir o Charles Landry (antropologo)

Fui ouvir o Charles Landry  (antropologo) e retive as seguintes ideias:

cidade = artefacto

cidades criativas - industrias criativas - industrias da imaginação - tudo vago opaco
lida com, identidade, comunicação, poder das relações e do fazer (soft power)

cuidado com a  espectularização das cidades -  é um beco sem saída,
centra-se no retorno pelo turismo de compras, shopping
--

no UK só despertaram para o tema quando o lucro da exportação de música superou a exportação de carros, depois verificaram que existiam fragmentos de muitas areas que estavam ligadas à musica e outras areas criativas que todos somados tinham um impacto significativo na economia.
--

fabricas com stratups
fabricas museu com laboratorios criativos
--

sector das artes "convencionais" em ligação com outras - animação; design; fablab; artesanato
_

cidade como zona R&D para "eveolving economy", cross over inovation- serious gamming
espaços de trabalho colaborativo (http://www.ccaa.nl/page/48331/nl)
--

fazer sentido, contar uma historia, práticas participativas
--

cuidado com o posicionamento comercial, dialéctica arte pela arte e arte como negócio
gentrificação exemplo de "howlong its now" e edificios vizinho em Berlim



--
CURIOSIDADE - IMAGINAÇÃO - CRIATIVIDADE - INOVAÇÃO - AMBIENTE (ciclo)

--
Historia das cidades criativas - exemplo de brunleshi, sagrada familia

--
cidade 1.0 - hardware
cidade 2.0 - hardware - sofware
cidade 3.0 - hardware -  software -  the cloud (here-there, pop up culture)

open source, coworking - NEXT ?
--
o produto e serviço - Creative city INDEX

--
Cidade é uma obra de Arte  - platão

--
Em resumo com acrescentos de António Câmara:
O CÓDIGO DO SOFTWARE = FUN
Internet
das Coisas – Wikipédia, a enciclopédia livre







Sem comentários: